11 de maio de 2013

Bonsai Ulmeiro

Aproveitei o feriado de 1 de Maio para iniciar os trabalhos no Ulmeiro que comprei em Fevereiro.

Demorei este tempo a iniciar os trabalhos, porque o bonsai estava numa estufa e eu queria dar-lhe um tempo para se adaptar ao clima do novo lar antes de lhe mexer.

Estado inicial:

 

Sendo um bonsai comercial, o solo deve estar mais que saturado. No entanto, já não estamos na época dos transplantes e decidi apenas podar de forma a limpar e começar a trabalhar a estrutura dos ramos. Assim também evito causar mais stress à planta.

Como sempre, basta-me pegar nas tesouras que me transformo num bruto.. Isto mais parecia uma tosquia que uma poda, mas finalmente começo a ter uma árvore em miniatura, em vez de um emaranhado de folhas.


Parece-me que esta será a frente do bonsai


Farei outro post sobre este bonsai em breve, assim que termine de aramar os ramos.

Um abraço,
Gonçalo

8 comentários:

  1. Ficou bonita a "tosquia"!
    Como é que se escolhe a frente do bonsai?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      Gostei desta pergunta porque para responder vejo-me obrigado a alargar mais os meus conhecimentos.

      Há alguns conceitos gerais sobre a escolha da frente do bonsai como a posição do nebari - se possível, escolher a posição que dê maior largura às raízes, dando a ideia de maiores dimensões -, a inclinação do tronco - que deve estar ligeiramente inclinado para a frente, como que a fazer uma vénia - a abertura dos ramos, etc.

      Decidi que em vez de dar uma resposta rápida por aqui, sem grande visibilidade, vou responder com um post mais completo e tornar o blog mais útil para toda a gente :)

      Eliminar
  2. Ficou muito giro mano. Tenho que ir aí tirar umas fotos! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando quiseres! Temos de combinar outra jantarada ;)

      Eliminar
  3. Mt bom, eu não saberia por onde começar!

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes, arranjar coragem para começar é o mais difícil. Depois torna-se difícil parar antes de fazer asneiras eheh

      O objectivo neste caso era eliminar alguns ramos cruzados e outros que destoavam no conjunto e reduzir os restantes ao primeiro ou segundo par de folhas para começar a trabalhar as ramificações secundárias e terciárias de forma a que o bonsai fique com uma forma mais compacta no futuro.

      Eliminar
  4. quando é que se poda um bonsai destes? :)

    ResponderEliminar