15 de abril de 2011

Transplante da Cerejeira e do Acer

Só um gajo doido para se levantar às 6:30 da manhã numa quinta-feira para transplantar as suas plantas, mas como já passa bastante do limite da época adequada aos transplantes, tinha que o fazer durante o estado de dormência nocturno das árvores.

Aproveitei que chegou uma encomenda de akadama, mistura especial para acer, entre outras coisas, que fiz da Iberbonsai e pus mãos à obra.

A cerejeira estava num recipiente demasiado pequeno e para crescer bem precisava mesmo de mudar e o pobre Acer que comprei no domingo já tinha as raízes num estado lastimável, como vim a descobrir.



Tive bastantes dúvidas sobre se podia cortar as raízer do Acer, mas apenas o livrei da maior parte da terra e evitei mexer demais nesta altura do ano. 
Penso que tudo correu bem, mas só o futuro dirá como as árvores vão reagir a este transplante fora de época.

Adoro o efeito da akadama
o prato é temporário :)

Aproveitei e comecei a adubar as minhas plantas. Pretendo fazê-lo de forma frequente, alternando entre biobonsai e fertilbonsai, os dois adubos que tenho, de forma a que as plantas desenvolvam bem este ano.

No domingo devo fazer o mesmo com o carvalho que comprei no domingo, porque deve estar no mesmo estado do Acer.

Abraço

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado :)

      Não tenho tido muito tempo para actualizar o blog, mas em breve vou recomeçar os trabalhos nas minhas árvores e vou escrevendo as novidades.

      Eliminar