25 de março de 2011

Novas Macieiras




No final do ano passado deixei umas 6 sementes de macieira no frigorifico em estratificação e não tardou a que uma delas mostrasse sinais de vida.

No final de Janeiro decidi retirá-las do frigorífico, quando 4 dessas sementes já tinham germinado. As outras duas pareciam ter apodrecido, por isso não as consegui aproveitar.

Plantei as que tinham germinado em dois copos de plástico com uns furos na base e deixei-as a crescer livremente durante quase dois meses.

As fotos seguintes mostram como estavam quando fiz o tranplante no sábado passado:










Elas parecem ter gostado da nova casa e estão todas a desenvolver-se muito bem.
Estou bastante entusiasmado com elas e o meu plano é deixar duas delas crescer e fazer companhia à minha outra macieira como bonsai de tamanho médio e das outras fazer dois bonsai muito pequenos com 10 cm (ou pouco mais) de altura.

Outra hipótese seria fazer um mini-pomar num vaso tipo tabuleiro, juntando todas as macieiras. Tenho a certeza que isso será muito trabalhoso e tenho que aprender muito para não as matar.
Também me dá medo o facto de ainda não ter uma morada definitiva e ocorra alguma desgraça quando transportar um vaso desse tipo, mas como ainda vai demorar bastante tempo até conseguir juntá-las todas no mesmo vaso, penso que não há problema em sonhar...

Gostava de ouvir (ler) opiniões e conselhos sobre o que fazer.

Prometo actualizações das outras árvores no fim-de-semana!

4 comentários:

  1. Olá Muito legal!

    Também estou fazendo estratificação em sementes de maçã.
    Gostaria de saber como fez para plantar a semente na terra? teve algum cuidado especial? Minha duvida é. como pegar as sementes para plantar? com a mão, com uma pinça? Os brotos parecem tão delicado.

    Desde já grato!

    abs,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!

      Como fiz a estratificação em cima de papel, rasguei com cuidado o papel à volta e deixei ir aquele restinho que vai agarrado à semente para a terra.

      Pode pegar com a mão, desde que tenha bastante cuidado para não danificar.

      O único cuidado especial que tive foi não pisar muito a terra por cima das sementes, de forma a ficarem enterradas, mas sem esmagar.

      Abraço

      Eliminar
  2. olá Gonçalo,
    Que legal!
    Eu tenho uma macieira se desenvolvendo, não fiz a estratificação, apenas joguei as sememtes na terra e esperei parqa ver o que acontecia. Nasceram! já vai fazer um ano que está se dsenvolvendo, e tenho uma dúvida, com quatro meses eu mudei ela de vaso, e agora estão com 20 cm, tem epoca certa para fazer o replantio?

    Abç,
    Flavia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Flávia, desculpe só responder hoje.
      As sementes de macieira em geral pegam muito bem, mesmo sem estratificação !

      Quanto ao transplante (ou replantio), deve ser feito no final do Inverno ou no início da Primavera, consoante os brotos comecem a mostrar sinais de actividade. Isto significa que a planta já não está no estado de dormência e é mesmo a altura ideal.

      Cumprimentos,
      Gonçalo

      Eliminar